Publicidade

O QUE É ÁCIDO ÚRICO?

| By admin | Filed in: O QUE É ÁCIDO ÚRICO?.

O QUE SIGNIFICA ÁCIDO ÚRICO?

O QUE SIGNIFICA GOTA?

O QUE É GOTA?

Também chamado de “artrite gota a gota”, a gota é uma forma dolorosa de artrite causada por muito ácido úrico no corpo.
Os surtos dolorosos podem ser concentrados no dedo grande do pé (um sintoma conhecido como podagra), bem como inchaço e dor nos tornozelos, joelhos, pés, pulsos ou cotovelos. Flare-ups nos últimos dias no início, mas pode tornar-se progressivamente mais longo. Sem tratamento, a gota pode causar danos permanentes às articulações e aos rins.

A gota é mais comum nos homens, particularmente aqueles entre as idades de 40 e 50. É uma doença muito comum. Seis milhões de adultos de 20 anos ou mais relataram ser diagnosticados com gota.

“A gota é a forma mais comum de artrite inflamatória. Ela é causada por uma elevação dos níveis séricos de ácido úrico que causam a acumulação de cristais nas articulações, que provocam um alargamento de gota”.
Causas

O ácido úrico é um produto de resíduos criado durante a degradação normal das purinas, substâncias naturais encontradas em alimentos como fígado, cogumelos, anchovas, cavalas e feijões secos.

O ácido úrico é normalmente limpo do sangue pelos rins, e passa para fora do corpo juntamente com a urina. No entanto, níveis elevados de ácido úrico podem se acumular no corpo, seja quando os rins excretem muito pouco ácido úrico ou quando o corpo produz muito ácido úrico. Esta condição é conhecida como hiperuricemia.

A alta concentração de ácido úrico no sangue acabará por converter o ácido em cristais de urato, que podem então se acumular em torno das articulações e dos tecidos moles. Os depósitos dos cristais de urato tipo agulha são responsáveis pela inflamação e pelos sintomas dolorosos da gota.

Existem vários fatores que podem tornar a pessoa mais suscetível à gota. Alguns são:

  • Ter uma história familiar de gota
  • Estar acima do peso
  • Problemas renais
  • Exposição ao chumbo
  • Beber muito álcool
  • Tomando certos medicamentos como diuréticos ou niacina

Enquanto a gota pode ser dolorosa por conta própria, também tem relacionado outras condições, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e doença renal.

Por exemplo, a gota pode ser um fator de risco em mulheres para doença cardíaca coronária incidente, de acordo com os Anuais da Doença Reumática. Um estudo publicado pela revista Vascular Specialist em 2015 descobriu que a gota previu um risco aumentado de qualquer evento vascular e de doença cardíaca coronária e doença vascular periférica. No entanto, o risco foi maior nas mulheres.

Sintomas

Sintomas comuns de gota são:

  • Dor nas articulações intensa que é mais grave nas primeiras 12 a 24 horas
  • Dor comum que dura alguns dias a algumas semanas e se espalha para mais juntas ao longo do tempo
  • Vermelhidão, sensibilidade e inchaço das articulações

Gouta vs. artrite reumatóide

A gota e a artrite reumatóide (RA) causam articulações acidentais e dolorosas, mas não podem ser mais diferentes. A artrite reumatóide é uma doença em que o sistema imunológico do corpo se ataca, causando danos aos tecidos e órgãos, enquanto a gota não tem nada a ver com o sistema imunológico. “Infelizmente, quando crônica, pode envolver muitas articulações, tornando difícil distinguir da artrite reumatóide”, disse o Dr. Nathan Wei, um reumatologista e diretor do Centro de Tratamento de Artrite em Frederick, Maryland, para a Live Science. “Obviamente, se o paciente tem um alto nível de fator reumatoide e anti-CCP, isso ajuda. No entanto, alguns pacientes podem ter concomitante RA e gota”.

Gouta vs. Pseudogout

Gouta e pseudogout se assemelham um ao outro, mas cada um tem características muito diferentes. “A quantidade de dor sofrida por um paciente com pseudogout geralmente é menor do que é experimentada por um paciente com gota”, disse Edwards. “A principal diferença entre gota e pseudogout são os tipos de cristais que se depositam nas articulações e causam inflamação”. Edwards continuou a salientar que os cristais de urato monossódico (MSU) causam gota, enquanto o pseudogout é causado por cristais de pirofosfato de cálcio.

Teste e diagnóstico

Enquanto a gota tem sintomas dolorosos e distintivos durante as erupções, seus sintomas podem ser vagos em outros momentos. Um médico pode extrair uma amostra de fluido articular para que possa ser examinado sob um microscópio para qualquer presença de cristais de urato.

Certas infecções articulares podem produzir sintomas semelhantes à gota. Se uma infecção é suspeita, o médico pode verificar o fluido das articulações para bactérias.

Testes de sangue podem revelar a concentração de ácido úrico no sangue e ainda confirmar o diagnóstico. No entanto, os exames de sangue podem ser enganadores, porque alguns pacientes com gota não têm um nível incomum de ácido úrico no sangue e algumas pessoas com altos níveis de ácido úrico não desenvolvem gota.

Além de um teste de sangue e testes de fluidos articulares, raios-X, ultra-som e tomografia computadorizada podem ser utilizados para confirmar um diagnóstico.

Tratamento e prevenção

“A gota de um paciente não vai melhorar até que eles comecem a tomar drogas que reduzam o ácido úrico. Os pacientes precisam saber que seu nível de ácido úrico no soro deve estar abaixo do alvo de 6 miligramas por decilitador (mg / dL). Enquanto a gota não pode ser curada, Pode ser melhor gerenciado, ou mesmo controlado completamente, com os medicamentos certos e opções de estilo de vida”.

Na maioria dos casos, os medicamentos de longo prazo para reduzir o ácido úrico serão usados para tratar a gota e evitar a liberação de gota. “Geralmente, os pacientes com gota precisarão estar com essas drogas para a vida. Se eles permanecerem sobre elas ao longo do tempo, seus sintomas de gota e risco de deformidade ou deficiência serão muito reduzidos”.

Os sintomas dolorosos da gota podem ser atenuados por drogas anti-inflamatórias não esteróides, que podem reduzir a dor e a inflamação nas articulações, de acordo com a Universidade de Maryland.

Os corticosteróides, podem ser injetados diretamente nas articulações afetadas para alívio dentro de poucas horas. No entanto, apesar de sua eficácia, os corticosteróides devem ser usados com moderação, pois podem enfraquecer os ossos ou a cicatrização de feridas.

Além dos medicamentos, os pacientes também podem controlar a freqüência de surtos através de exercícios e ajustes de dieta. Como o ácido úrico é criado durante a digestão e degradação das purinas, os pacientes podem reduzir a concentração de ácido úrico no sangue, evitando alimentos de alta purina, como anchovas, espargos, feijões secos e ervilhas, cogumelos e carnes orgânicas (como fígados e rins). Pacientes devem beber mais água e menos álcool, porque o álcool pode elevar o nível de ácido úrico no sangue.

Este artigo é apenas para fins informativos e não pretende oferecer conselhos médicos.

Deixe sua resposta para o complemento deste artigo e Compartilhe!!

Ajude no complemento do conteúdo ÁCIDO ÚRICO

A melhor resposta para ÁCIDO ÚRICO será acrescentada na descrição!!

Pesquisas relacionadas a O QUE É artrite gota a gota
artrite gotosa pdf
gota doença tratamento natural
doença gota o que não pode comer
doença gota fotos
alimentação para gota
crise de gota o que fazer
tratamentos para gota
dieta para gota


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *